28/04/2016


Realizou-se na manhã do dia 28 de abril, e pelo segundo ano consecutivo, uma caminhada contra os maus tratos infantis, que culminou no centro do Estádio Capitão César Correia com a construção de um Laço Azul Humano.
Participaram nesta iniciativa os alunos do Pré-Escolar, do 1º Ciclo, do 2º Ciclo, do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, do Centro Educativo Alice Nabeiro, do Jardim Infância "O Despertar" da Santa Casa da Misericórdia, dos Cursos Vocacionais e Profissionais e do PIEF.
Logo pela manhã, os alunos dos terceiros e quartos anos do 1º Ciclo percorreram algumas das instituições do concelho, entregando laços azuis, de forma a sensibilizar a população para os maus tratos infantis e para a violência doméstica, problemática que afeta todas as faixas etárias da população.
De seguida, os alunos chegaram ao Jardim Municipal, onde puderam assistir a uma representação, pelo EntrePalcos do Projeto de Teatro do Município, , alusiva ao tema dos maus tratos.
No Jardim Municipal estiveram também o Presidente do Município de Campo Maior, Ricardo Pinheiro, o Vereador Sérgio Bicho, a Presidente da CPCJ Campo Maior, Isabel Raminhas, o Comendador Rui Nabeiro, e o Presidente da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, Armando Leandro, para além de representantes dos parceiros envolvidos nesta organização.
Seguiu-se uma caminhada até ao Estádio Capitão César Correia, onde estavam já as crianças do Pré-Escolar e dos primeiros e segundos anos e alguns utentes do Lar da Santa Casa da Misericórdia, que não quiseram deixar de se juntar aos mais novos para chamar a atenção da população para este tema.
Seguiu-se então a construção do Laço Azul, símbolo da Luta contra os Maus-Tratos Infantis.
Esta foi uma organização da CPCJ - Campo Maior em conjunto com o Município, com o Projeto Campo Maior Vila Solidária da Europa (CLDS 3G) e com o GEDA e foi mais uma inciativa inserida no "Mês das Prevenções".